O preço das bolachas recheadas
- cardapiodeaprendiz
- 30 de abr. de 2025
- 3 min de leitura
- Se você vai comer doce, coma longe de mim!
É o que minha mãe diz quando me vê pegando alguma sobremesa para saborear em plena segunda feira! Sou neta de confeiteira, então fazer, testar e inventar quitutes é uma coisa hereditária! Mas se não fosse por minha mãe nutricionista, sempre nos orientando como fazer uma alimentação mais saudável, a família inteira já tinha se afundado em doces e guloseimas! Elas são tão mais fáceis de comer, de gostar, de ter e de guardar!!

Minha mãe conta que quando ela era jovem, as coisas eram diferentes! Além de ter vindo de uma família muito pobre e não poderem comprar nada além do básico, a maioria das receitas eram feitas em casa, ou comprada de alguém que fazia artesanalmente. Na verdade, nem se comia guloseimas o tempo todo, só em ocasiões especiais! O excesso de doces e alimentos industrializados de hoje é uma controvérsia que ela não teve que conviver na juventude! Talvez por isso seja tão mais cuidadosa para escolher do que a minha geração!
Ela diz que eu até poderia comer mais doce que ela, porque quando somos mais jovens, além de sermos mais ativos, o próprio funcionamento basal do corpo gasta mais energia. Isso é chamado de metabolismo, e é bem diferente de uma pessoa para outra. Mas é melhor não acostumar porque os doces oferecem outro preço a pagar!
Quando as bolachas recheadas se tornam um vício
Esses dias ela me contou uma conversa que teve com um desconhecido na academia, ele confessou que estava viciado em comer bolachas recheadas!
- Como bolachas de manhã, depois do almoço, assistindo tv, junto com café, à noite... o dia inteiro!! Não consigo parar! E o pior é que parece que estou engordando mais rápido, não era assim antes!
- Hummm! Pode ser a idade! Ela respondeu. Conforme a gente vai envelhecendo o metabolismo vai mudando, nosso gasto de energia muda e é mais difícil perder gordura!
- Mas que notícia ruim!! Puxa vida!! Como a senhora sabe disso?
- Sou nutricionista!
- Aii... puxaa! E o que eu faço agora??
- Comece abrindo mão das bolachas!
Estratégias da Nutri
O mais importante é começar com uma decisão de não comer mais bolachas. A vontade de comer vai continuar, então você não vai poder confiar no que esta sentindo. Siga a decisão que tomou para o seu próprio bem. Se a vontade começar a falar mais alto, você muda de assunto e de pensamento!
Depois você precisa substituir. Substituir por alguma coisa que lhe faça bem e lhe de prazer de comer também! Se você está começando uma reeducação alimentar, substituir a bolacha por uma salada pode ser muito mais desafiador! (A nutricionista aqui já fez isso muitas vezes!)
Então escolha uma fruta que você gosta muito, escolha as mais docinhas, deixe ela lavada na geladeira, assim quando bater a vontade de comer uma guloseima, ela estará lá prontinha te esperando, e geladinha!
E a última dica é: procure saber os ingredientes das bolachas que você come! Vou te ajudar com dois: gordura hidrogenada e corantes. Esses dois elementos são xenobióticos, ou seja, são substâncias estranhas para nosso corpo. Tão estranhas que não conseguimos processa-los. Não são ingredientes naturais, nem deveriam estar em alimentos! Pensa só... quando comemos, o corpo não sabe o que fazer com eles!! Não consegue digerir, não consegue usar para nada! Sabe o que acontece? Se acumulam em algum canto ou passagem deixando nosso corpo todo intoxicado!
A gordura hidrogenada, por exemplo, acaba acumulando nas veias, e ajudando a deixá-las bem entupidas!! Os corantes causam irritação no intestino e também colaboram no processo de ativação de células cancerígenas. Isso é só uma parte do preço de se comer essas bolachas!!
Vamos lá gente! Não é esse estilo de vida que queremos para nós, não é mesmo!? Não compre bolachas, guloseimas e doces desse tipo! Tire isto da sua lista de compras e do seu carrinho para sempre! Vamos escolher principalmente as frutas, e quando for preparar alguma receita, escolha os ingredientes mais naturais que puder!



Comentários