top of page

Um bolo de aniversário para a nutricionista

  • Foto do escritor: cardapiodeaprendiz
    cardapiodeaprendiz
  • 28 de mar. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2025

Este mês foi aniver da mamis, e perguntei qual bolo ela queria que eu fizesse. Enquanto ela pensava sugeri uma torta de goiabada sem glúten e sem lactose, já que ela queria testar a receita.


O bolo de chocolate German. Imagem do Pinterest.
O bolo de chocolate German. Imagem do Pinterest.

Quando olhei para ela, estava torcendo o nariz, o que significava que não gostou da ideia, e não teria nada fitness no aníver.


– Quero o bolo do Tio Allan!


Demos esse nome ao bolo porque era o bolo favorito do Tio Allan e a tia Joana, sua esposa, tradicionalmente o preparava todo ano no aniversário dele. O bolo nada mais é do que o Germam Chocolate Cake. Que na versão da tia Joana super prática, fazia uma boa massa de bolo de chocolate meio amargo, depois cobria com uma lata de leite condensado cozido, nozes picadas e coco ralado.


- Combinado! Vou fazer. Respondi.


- Mas faz pequeno, pra não sobrar muito. Se sobrar aquele tanto, a gente vai ficar dias com aquela tentação na geladeira. E depois que a gente acostuma comer um docinho todo dia, é muuuito difícil parar!


Minha mãe ama doce, e mesmo antes de concluir a faculdade de Nutrição, ela já vivia em guerra com a vontade de comer doces. Alguém mais? Com a nutrição e os anos de experiência - ela fez 70 anos este mês, aprendeu algumas boas estratégias para derrubar essa vontade inimiga.


Dentre todos o problemas de saúde que o açúcar pode causar como obesidade, diabetes e outros, o que a gente mais quer evitar é a enganação! Porque esse é o começo de tudo! Sim o açúcar nos engana. Todo o açúcar que a gente come, entra livremente no cérebro e sinaliza para as células que elas não precisam de comida, fazendo a gente se sentir satisfeito. Logo depois ele faz a gente querer comer mais doce, ignorando o nível de fome por nutrientes, ou seja nossa necessidade real por água, proteína, vitaminas...


Então lembre que doce sacia, mas não nutre! E se você não tiver força de vontade não vai conseguir parar com o doce. No começo é ruim, a gente sofre, nosso psicológico já está apegado. Mas conseguimos!


Vamos às estratégias da nutri! Nessa parte vamos compartilhar passos simples que nós temos feito na vida real, que é sempre escolher uma alimentação natural, o que for menos industrializado, feito em casa, e o que for mais barato. E também não temos nenhuma regra extremista! Então vamos lá!


Beber mais água durante o dia. Mantenha uma garrafinha de vidro cheia de água na mesa de trabalho ou estudo.

Comer uma fruta bem docinha depois das refeições. No lugar da sobremesa!

Ter um doce de abóbora com coco (fibras) na sua geladeira. Não recomendo que use adoçante, use o mascavo, na menor quantidade possível para a receita do doce.


Para sair da rotina de comer doce todo dia, decida comer uma fruta ao invés do doce. Se não conseguir, tirar o doce de vez, coma a fruta antes do doce. Mesmo que você não consiga resistir ao doce nos primeiros dias, ao menos introduziu uma nova opção, que com o tempo vai ocupar o lugar da guloseima.


Fruta para mim tem que ser doce, assim substitui essas guloseimas. Essas laranjas azedas, mamão duro e sem gosto, melão aguado, manga verde .. ah não, não gosto! Gosto de fruta doce! Diz a nutricionista.

No final das contas eu fiz o bolo pequeno para a família cantar parabéns e comer, sobrou um pouquinho, porque minha irmã também quis fazer um gelado de manga com maracujá, e todo mundo devorou o gelado, que estava delicioso.


O pequeno pedaço que sobrou parecia o mais deliciosos do mundo nos dias seguintes. Comemos alguns pedacinhos saboreando muito alegremente! Nos deleitamos! Quando comemos o último pedaço, para não perder o costume de comer mais doce do que a nutri permite, falei:


- Vontade de fazer mais um!

Ela olhou para mim bem plena e respondeu:

- Só no ano que vem! Hahaha!

 
 
 

Comentários


© 2025 by CARDÁPIO DE APRENDIZ.

bottom of page